Saiba mais sobre Rodas de Carros

Entender um pouco mais sobre rodas é interessante para quem está comprando um carro e deseja saber por que um tipo ou modelo pode influenciar inclusive no valor do veículo. Vamos ilustrar alguns pontos básicos, mas que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Tamanhos de rodas

As rodas são medidas em polegadas e cada polegada é igual a 2,54cm. Ou seja, uma roda de 15” possui 38,1 cm. E este valor corresponde ao tamanho do diâmetro da roda.

No geral, o tamanho da roda está ligado ao tamanho do carro. Isto porque está relacionado a estabilidade e controle do veículo no momento de dirigir ou pilotar. Mas não quer dizer que um veículo pequeno não possa ter rodas grandes e vice versa. De qualquer forma, seguir a recomendação do fabricante é importante antes de sair alterando seu jogo de rodas, principalmente pela segurança.

saiba_mais_sobre_rodas_de_carros

Rodas de liga leve x Rodas de aço

Muitos acreditam que a roda de liga leve é mais frágil, mas na verdade elas possuem a mesma resistência das rodas de aço. O que vai realmente diferenciar uma da outra é a capacidade de recuperação após grandes impactos ou batidas fortes. Uma roda de liga leve trincada não permite recuperação. Já uma roda de aço que esteja amassada pode ser recuperada e ainda agüentar por um bom tempo.

Outro ponto em que muitos defendem as rodas de liga leve é que elas deixam o carro mais ‘macio’ para manobrar ou dirigir. Além disso, colocar rodas esportivas pode aumentar (ou não!) a beleza do carro, deixando mais atrativo e valorizado para venda. Claro que isto terá um custo maior!

Carros 4×4

Um veículo com tração 4×4 (quatro por quatro) possui um sistema de transmissão que distribui a força do motor para as quatro rodas. Isso faz com que o mesmo ganhe em capacidade, não necessariamente potência. A diferença é que as rodas da frente ajudam as traseiras, o que auxilia principalmente nas subidas.

Este sistema de tração pode ser temporário (tração NAS quatro rodas) ou permanente (tração EM quatro rodas).

Consumo do veículo

Rodas esportivas geralmente são mais largas o que aumenta a superfície de contato com o solo. Isto faz com que a roda seja mais exigida e por fim faça com que o veículo consuma mais combustível.
Um carro popular provavelmente terá pneus mais finos o que ajuda a consumir menos combustível que um modelo esportivo, por exemplo.

Como dito no início, o objetivo era ilustrar pontos básicos para compradores (e até vendedores). Portanto não vamos falar sobre questões técnicas de fabricação, aerodinâmica, furação ou tipo de fixação.

Saiba mais sobre Rodas de Carros

4.8 (95%) 4 votos



Recomendamos para você


Qual o Melhor Momento para Trocar de Veículo?
Podemos dizer que não existe um período ideal para trocar seu carro ou sua moto. Cada pessoa terá seu tempo ideal ou seu motivo como depreciação, kilo...


Guia de Manutenção Preventiva em Veículos
O principal objetivo da manutenção preventiva em veículos é evitar acidentes e por isto é tão importante. Existem alguns itens que são vitais e que o ...


7 Manutenções que Você mesmo Pode Fazer na sua Mot...
Não existem desculpas para ter uma motocicleta descuidada e apresentando pequenos problemas. O proprietário pode realizar uma série de manutenções sim...


Qual a Melhor Época para Fazer Seguro de um Veícul...
Obviamente que o melhor momento para fazer seguro de um veículo é quando você o adquire, pois o mesmo estará sempre protegido contra infelicidades. Ma...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.