Qual o Melhor Momento para Trocar de Veículo?

Podemos dizer que não existe um período ideal para trocar seu carro ou sua moto. Cada pessoa terá seu tempo ideal ou seu motivo como depreciação, kilometragem, economia, despesas e até mesmo frustração. Mas quando pensamos em trocar de veículo podemos analisar alguns pontos para tentar levar alguma vantagem na troca.

Confira algumas dicas importantes para saber se está na hora certa de trocar seu carro ou sua moto sem ter problemas ou arrependimentos depois.

Desvalorização

A especulação de um novo modelo já pode ser suficiente para o atual perder em valor de mercado então fique sempre atento a estas novidades. Não que precise comprar o modelo mais recente. Pode, por exemplo, comprar um na mesma categoria que o seu, mas que está em alta no mercado.

Quem realizou o sonho de comprar um carro importado pode sofrer com a depreciação, que é maior do que a de um modelo nacional. Isto geralmente acontece pelo valor do seguro, da manutenção e das peças, que são maiores. No geral, os veículos importados são mais difíceis de fechar negócio, portanto se tiver uma boa proposta pode ser muito interessante vender.

quando_trocar_veiculo

Economia

Todo veículo consome um bom valor em taxas como IPVA e seguros, entre outros gastos. Até o valor do lava-jato ou estacionamento pode variar de acordo com o veículo que possui. De repente pode mudar de modelo, manter o mesmo padrão e ainda conseguir reduzir os seus gastos.

Pode mudar de um carro para uma moto, o que costuma sair mais em conta. Lembrando que além de serem mais em conta as motos são menores, então a economia pode ser de espaço!

Oportunidades

Mesmo que não esteja pensando em vender pode ser que alguém queira comprar (e pagar bem!). De repente tem um veículo parado e pode encontrar outro para realizar alguma atividade ou trabalho, por exemplo. Acontece de termos um carro, mas uma moto poderia ser mais aproveitada e vice-versa.

Fique atento aos classificados de veículos, pois pode encontrar veículos num bom preço, por urgência do vendedor; ou então descobrir que o seu veículo está valorizado no mercado. Além disso, é sempre interessante prestar atenção naqueles que estão negociando e aceitando outros veículos em troca.

Insatisfação

Até aqui falamos de pontos voltados principalmente para os gastos com seu veículo ou como ganhar com ele. Mas acontece de pessoas estarem insatisfeitas com seu veículo atual.

Casais ou pessoas com filhos que procuram por carros maiores para viajar ou levar as crianças para a escola podem encontrar algum a venda num preço acessível e em boas condições. Se tiver certeza que outro modelo será mais interessante mesmo tendo um custo maior, investir pode ser uma boa pedida!

Outro ponto que sempre gera insatisfação é quando ficamos com nosso carro ou moto praticamente o tempo todo na oficina mecânica. O excesso de manutenções pode desgastar bastante o proprietário que já perdeu até mesmo o gosto de dirigir ou pilotar por conta disso.
Sair de uma situação dessas é um excelente motivo para trocar de veículo!

Dicas para trocar de veículo

A primeira coisa é não se apegar emocionalmente a seu veículo. Muitos nem consideram a troca daquele primeiro carro ou então da moto que tanto quebrou o galho! Porém, ficar com um veículo parado é perder dinheiro! Nunca pense que na última saída do mecânico seu veículo ficou como novo ou pouco rodado. Engana-se se acha que não vai ter mais gastos, pois o tempo é um grande agente para o desgaste do veículo. Mesmo parado seu veículo está desvalorizando então desapegue de uma vez!

Se até aqui percebeu que está em alguma das situações acima é provável que a troca seja uma boa opção para você. Agora vamos listar algumas dicas daqui do Blog Carros e Motos que também podem lhe ajudar na decisão do que fazer.

Se ainda não terminou de pagar, mas está com as prestações em dia, pode conferir como vender um veículo financiado. Para aqueles que estão com parcelas em aberto, uma opção é fazer a entrega amigável do veículo. E os que estão na dúvida, podem conferir se compensa comprar uma moto quando se tem carro. É isso aí!

Qual o Melhor Momento para Trocar de Veículo?

4 (80%) 1 voto



Recomendamos para você


Cuidados com Capas de Chuva
O erro mais comum na hora escolher uma capa de chuva é justamente de quem trabalha e roda o dia inteiro de moto. Pois acreditam que a mesma deve ser g...


Use as Redes Sociais Para Vender seu Veículo
Utilizar das redes sociais para divulgar a venda de um veículo já é uma prática comum. Mas antes de compartilhar com seus seguidores ou conexões é bom...


Conservando Pintura de Veículos
Quem está preocupado com a pintura de seu carro ou moto já deve pelo menos imaginar que o primeiro passo é estar sempre lavando e tendo outros cuidado...


Conselhos Para Motociclistas
O Blog Carros e Motos já listou dicas para motoristas iniciantes, além de informações em geral que são válidas para qualquer tipo de condutor. E desta...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.