Organizando uma Viagem de Carro – Guia Definitivo

Viagem de carro é sinônimo de férias do trabalho. Ou vai de carro para levar toda a família, ou então para curtir um bom período fora, visitando mais de uma cidade. E quanto maior for a distância e o tempo de duração da viagem, maior serão os detalhes para organizar. Então confira todos os itens que precisam estar em ordem para fazer uma viagem tranquila e sem problemas.

Revisão e Manutenção

Se tiver algum tempo que não verifica a mecânica do veículo é importante fazer uma revisão. Algumas oficinas ou concessionárias são especializadas em fazer revisões para quem vai viajar. É interessante procurar umas destas, pois pode conseguir um preço mais baixo na revisão, além de verificar itens que são essenciais para suas férias.

Organizando uma Viagem de Carro

Mesmo tomando precauções ainda podemos ter problemas imprevistos na estrada, como um pneu furar depois de passar por cima de algo. Então, confira o estepe e não se esqueça de levar uma boa caixa de ferramentas e itens que podem lhe ajudar pelo menos até chegar numa oficina, borracharia ou posto de conveniência.

Faça uma conferência nos principais itens e acessórios de segurança antes de sair.

Programa da Viagem

Depois de certificar que o carro está pronto para pegar a estrada é hora de conferir outros itens importantes. Comece pelo mapa e percurso que irá fazer, listando estradas e principais vias. É muito importante checar as condições da estrada e do clima. Desvios e questões climáticas podem atrapalhar bastante e acabar frustrando a viagem.

É interessante ter um aparelho GPS como guia, mas não confie só nele e tenha também um mapa atualizado. É legal ler sobre a cidade que irá visitar e até aquelas pelas quais irá passar. Uma boa forma de ter uma viagem para ficar na lembrança é sabendo onde são os melhores locais para fazer paradas e conhecer novidades.

Antes de iniciar a viagem faça uma limpeza interna no seu carro. E se a distância for longa é recomendado levar um isopor com itens básicos como água e frutas.

Bagagem

Na bagagem deve levar apenas o necessário, portanto, se acreditar que está no limite, seja resistente se houver pressão para levar “só mais uma mochila”. O rack de teto pode se tornar o seu inimigo se houver excesso de peso, então saiba a carga suportada por ele e também pelo seu carro. Na dúvida carregue o carro e faça um pequeno teste rodando por alguns minutos e verificando o desempenho do mesmo. E como transportar mais do que o suportado faz com que o carro consuma mais combustível é bom ficar atento.

Só lembrando que está indo viajar e não se mudar!

Bagagem Viagem

Sono ao Volante

Esteja sempre descansado quando for fazer uma viagem de carro. Durma bem na noite anterior e evite sair de madrugada com a ideia de pegar menos tráfego, pois nem sempre isso faz diferença no tempo da viagem.

Documentação

Além da documentação sua e do veículo, se estiver viajando para o exterior e for cruzar alguma fronteira serão necessários alguns documentos especiais. Verifique quais são e providencie.

Como recomendações finais, considere colocar suas contas no débito automático para evitar esquecimento e pagamento de multas. Use roupas leves e agradáveis para ficar confortável durante toda a viagem. E obviamente que todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança. É isso, tenha uma ótima viagem!

Organizando uma Viagem de Carro – Guia Definitivo

4.7 (93.33%) 3 votos



Recomendamos para você


Entrega Amigável de Veículos
É muito comum ficar em dívida com uma financeira por atrasar parcelas. E nem sempre este problema é temporário e acaba chegando à conclusão que deve f...


Como Pintar as Rodas do Seu Carro – Pinturas...
Ninguém melhor do que o dono para cuidar de seu veículo. E muitos vão além nesta paixão e acabam eles mesmos trabalhando na personalização de seus car...


7 Manutenções que Você mesmo Pode Fazer na sua Mot...
Não existem desculpas para ter uma motocicleta descuidada e apresentando pequenos problemas. O proprietário pode realizar uma série de manutenções sim...


Diferença de Freios ABS e Freios Convencionais
Nem todo motorista sabe por que o sistema de freios ABS é melhor do que o sistema de freios a disco convencional. Principalmente porque ainda é minori...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.