Guia Para Pagamento do IPVA

Percebe que mais um ano está encerrando não pelas decorações de natal, mas pela divulgação da tabela do IPVA do próximo período. E como normalmente tem pouco mais de um mês para se organizar é importante ficar atento para não acontecer imprevistos e conseguir pagar o seu IPVA sem problemas. Programar-se para o pagamento do IPVA é importante para não pesar no bolso, especialmente no início do ano quando precisa pagar outros tributos e ainda conta com despesas como a compra de material escolar.

Desta forma, é preciso analisar bem o orçamento para saber a melhor maneira de programar seus pagamentos. Quem pode segura o 13º salário para reduzir o impacto e conseguir pagar à vista, mas sabemos que nem sempre poderá arcar todas as suas despesas de uma vez. Então vamos ver mais detalhes do IPVA do próximo ano e como pode realizar o pagamento.

Tabela IPVA 2016

Guia Para Pagamento do IPVA

Em 2016 as alíquotas permanecem as mesmas, sendo a porcentagem do valor de venda do veículo, calculado pela Secretaria de Estado de Fazenda:

  • Carros: 4%;
  • Caminhonetes: 3%;
  • Motos e Vans: 2%;
  • Veículos de Locadoras, Ônibus e Caminhões: 1%.

Como houve uma desvalorização da frota o valor do IPVA acabará sendo mais baixo. Porém, a taxa de licenciamento será mais cara em 2016: R$85,81, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Escala de Pagamento do IPVA

O IPVA 2016 terá vencimento a partir do dia 13 de janeiro. Conforme o final da placa confira qual será a escala de vencimentos e possíveis parcelas.

 

Finais de Placa Cota Única / 1ª Parcela (Janeiro) 2ª Parcela (Fevereiro) 3ª Parcela (Março)
1 e 2 13 15 15
3 e 4 14 16 16
5 e 6 15 17 17
7 e 8 18 18 16
9 e 0 19 19 21

Melhor à vista ou parcelado?

Os 3% de desconto para quem paga à vista (cota única) podem não ser tão atrativos de início, mas ficar livre das parcelas pode ser interessante inclusive para organização de seu orçamento. De qualquer forma, vamos listar alguns pontos para que possa analisar a melhor opção para você.

Pagamento IPVA Motos

Pagamento IPVA Motos

Valor do veículo

Seguindo a lógica de que veículos mais novos terão o IPVA mais caro, pode ser o caso de parcelar para não ficar apertado com as despesas. Principalmente se ainda estiver pagando o financiamento. Para veículos mais antigos ou de valor mais baixo é interessante considerar a quitação por cota única e ter o prazer de ficar livre das parcelas, mesmo que inicialmente aperte um pouco no orçamento de janeiro.

Intenção de venda

Quem estiver pensando em vender seu veículo por já estar com o orçamento apertado pode considerar vender sem pagar o IPVA e dar um desconto referente a seu valor. Para os que não estão passando por dificuldades é interessante quitar, pois pode recuperar na venda e ainda será mais fácil de negociar no momento de vender.

No final não tem como escapar e terá de pagar seu IPVA de qualquer maneira. Até porque quem não realizar o pagamento fica sem o documento de licenciamento do veículo e ainda comete multa gravíssima, levando 7 pontos e tendo que pagar R$191,54. Portanto, mesmo com as despesas de início de ano, tributos, material escolar, matrículas e até mesmo os custos daquela viagem de carnaval é importante estar ligado no momento de planejar seu orçamento para poder realizar o pagamento do IPVA sem dificuldades.

Continue conferindo o conteúdo do Blog Carros e Motos para mais dicas e informações sobre veículos.

Guia Para Pagamento do IPVA

4.8 (96%) 5 votos



Recomendamos para você


É Vantagem Financiar Um Veículo Sem Entrada?
Seja por alguma promoção ou ansiedade de estarem com o seu carro ou sua moto muitos já se perguntaram se realmente compensa comprar um veículo sem ent...


Cuidados com Capas de Chuva
O erro mais comum na hora escolher uma capa de chuva é justamente de quem trabalha e roda o dia inteiro de moto. Pois acreditam que a mesma deve ser g...


Como Aliviar o Estresse no Trânsito
Cada vez mais o trânsito tem sido um dos maiores fatores resultantes de estresse. E independente da sua profissão nada pior do que chegar cansado e in...


Guia de Manutenção Preventiva em Veículos
O principal objetivo da manutenção preventiva em veículos é evitar acidentes e por isto é tão importante. Existem alguns itens que são vitais e que o ...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.