Guia de Capacetes Para Motociclistas

Os capacetes são itens de segurança obrigatórios para motociclistas, sejam condutores ou passageiros, e isto não acontece por acaso. Além das questões de segurança, como proteger a cabeça em caso de quedas, ainda ajudam pilotos a protegerem os olhos da chuva e do frio. Sendo assim o item número um para se trafegar com tranquilidade. Como muitos adquirem o seu capacete ainda na moto-escola e sem qualquer experiência ou costume de pilotar, resolvemos criar um pequeno guia para que saiba o melhor tipo de capacete para escolher.

Para decidir qual o melhor capacete para você não deve pensar apenas na prevenção de danos ou lesões, mas sim no conforto e necessidades que irá ter. Claro que seu estilo pode ser um fator, mas outros pontos acabam sendo mais importantes.

Guia de Capacetes Para Motociclistas

Para longas distâncias

Quem for utilizar sua moto para longas viagens e pilotarão por horas deve optar modelos em fibra de carbono, pois possuem maior resistência e são mais leves. Também confira a aerodinâmica e veja se o capacete favorece à ventilação. Aliás, para evitar embassos na viseira o capacete deve ter capacidade de ventilar ou arejar por dentro, o que renova o ar.

Tamanho

O capacete deve ficar justo e confortável na cabeça, sendo que bochechas e couro cabeludo devem encostar no forro. Portanto, se conseguir girar o mesmo para os lados é porque deve selecionar um número menor. E não se preocupe se não houver folga, pois com o tempo o mesmo irá ceder um pouco.

Confira a tabela com os tamanhos, meça a circunferência de sua cabeça e saiba qual o modelo indicado para você.

XS 53-54
S 55-56
M 57-58
L 59-60
XL 61-62
XXL 63-64

Definindo seu Capacete

Ao experimentar seu capacete verifique se o mesmo permite uma visão ampla, inclusive periférica.

Só compre se o capacete tiver a certificação do INMETRO.

Prefira capacetes em que o forro seja em material anti-alérgico e anti-bacteriano, e que possam ser removidos para lavagem.

Capacetes em cores brilhantes são mais visíveis, então escolha uma cor com mais destaque para que você fique mais visível para outros condutores. Como se trata de uma questão de segurança, é bom não optar por outras opções, por mais que ache mais bonito ou ao seu estilo.

Modelos de Capacete

Capacete Fechado

Capacete Fechado

Capacete Fechado – Este é tipo mais comum e utilizado por motoqueiros.

Capacete Aberto

Capacete Aberto

Capacete Aberto – Não necessariamente o mais simples, mas aquele que conta apenas com a viseira para proteger a boca.

Capacete Cross

Capacete Cross

Capacete Cross – Adaptado para pilotos de cross este modelo geralmente não conta com viseira, que é substituída por óculos.

Capacete Escamoteável

Capacete Escamoteável

Capacete Escamoteável – Também é chamado de articulado. Seu diferencial é funcionar como ‘dois em um’ que pode ser usado aberto (nas cidades ou área urbana) ou fechado (nas estradas). Seu objetivo é oferecer opções e a possibilidade de conforto no mesmo capacete.

Capacete Street – Este é um pouco mais difícil de reconhecer ou definir, uma vez que pode ser aberto, fechado, com ou sem viseira, enfim, ele pode contar com uma ou várias das características dos outros modelos. Mas resumidamente podemos dizer que são capacetes ‘esportivos’ que são adequados para rodar na cidade ou mesmo para praticar algum tipo de motosport.

Super Capacetes

Aqueles que sonham em pilotar uma moto esportiva já devem saber que os capacetes para estes modelos são especiais e preparados para corridas em alta velocidade. Quesitos de aerodinâmica e segurança são reforçados nestes modelos que acabam custando bem mais que a média dos capacetes normais. Porém, se investiu numa moto esportiva não faz sentido economizar no momento de escolher o capacete. Até porque estamos falando de segurança e proteção da vida, o que não pode economizar mesmo.

Agora é com você a tarefa de comprar um capacete que seja de acordo com as características necessárias para sua segurança e seu conforto. Continue conferindo dicas do Blog Carros e Motos.

Guia de Capacetes Para Motociclistas

4.8 (95%) 4 votos



Recomendamos para você


Saiba mais sobre Rodas de Carros
Entender um pouco mais sobre rodas é interessante para quem está comprando um carro e deseja saber por que um tipo ou modelo pode influenciar inclusiv...


O Que Considerar Antes de Financiar um Veículo
Como diz o ditado a pressa é inimiga da perfeição. Mas não é só por ansiedade que acabamos fazendo um financiamento que acaba nos trazendo problemas. ...


Moto para Trabalhar – Saiba Como Escolher
Quem está procurando uma moto para trabalhar precisa analisar alguns pontos antes de fazer sua escolha e deve saber principalmente qual a finalidade, ...


Como Aliviar o Estresse no Trânsito
Cada vez mais o trânsito tem sido um dos maiores fatores resultantes de estresse. E independente da sua profissão nada pior do que chegar cansado e in...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.