Escolhendo Uma Moto Para Viajar

Existem pessoas que gostariam de ir trabalhar e pilotar motos todos os dias, mas não podem. Seja por conta da profissão, ou então por ter que levar e pegar os filhos na escola, muitos não podem realizar esta tarefa. Por fim o sentimento acaba ficando na imaginação e se transformando numa espécie de desejo. E uma das formas de saciar esse desejo é utilizando uma moto para viajar nos finais de semana, ou sempre que possível. Se esta for a sua vontade veja alguns passos para escolher uma moto para viajar.

Mantendo a linha de textos do Blog Carros e Motos não iremos entrar em detalhes de fabricantes ou marcas, mas sim de características.

Vai viajar sozinho ou acompanhado?

Moto para Viajar

Além de uma potência maior a moto terá que oferecer certo conforto para quando for levar alguém na garupa. Isto porque até a dinâmica para pilotar irá mudar. Por exemplo, estará com um peso maior, portanto no momento de freiar (bruscamente ou não) a moto deve estar preparada. Assim, como no caso de encarar estradas íngremes ou com muitos morros.

Qual a distância?

Complementando a pergunta anterior, você deve imaginar qual a distância que irá percorrer nas suas viagens para decidir o modelo em termos de potência e também de conforto. Lembrando que no caso de viagens muito longas pode pensar em motos mais robustas, que cabem bagageiros e um verdadeiro banco para os caronas.

Os modelos com sistema de navegação ou GPS também podem ser considerados a partir de viagens com determinada distância.

É um fator um pouco irrelevante, pois as motos são naturalmente econômicas, mas se for fazer viagens realmente longas, como sair do país, pode considerar a capacidade do tanque de combustível.

Aerodinâmica

Este é um ponto que poucos motociclistas pensam, mas que é muito importante inclusive para vencer o cansaço em viagens longas. Motos com para-brisa são uma ótima opção em viagens de longo percurso, pois ‘cortam’ o vento e ajudam o seu corpo a descansar. Os modelos com opção para bagageiros laterais ou alforges são considerados excelentes opções. E o interessante é que diferente do que pode imaginar esses acessórios laterais não fazem com que a moto perca estabilidade.

São apenas essas as dicas, mas é porque realmente não existem tantas em relação à moto. Mas depois de escolher um modelo para viajar pode conferir alguns conselhos para motociclistas, onde irá encontrar dicas importantes para quem irá pegar a estrada.

Porque Não Deve Carregar Muito Peso Em Sua Moto

Agora o Blog Carros e Motos agora vai lembrar a importância de não carregar peso em excesso em suas viagens. Pegar a estrada e fazer a viagem que sempre esperou pode ser uma grande aventura. Mas se não tomar os devidos cuidados o fim da história pode não ser muito legal.

São diversos os perigos quando excede e acaba carregando mais do que o necessário. E como encontra facilmente kits e baús com boa capacidade esta displicência não faz sentido. Tenha sempre em mente a capacidade de bagagem de sua moto, pois quando carrega muito peso ou grande quantidade de itens fica mais difícil fixar sua carga.

O maior problema deste excesso de peso é com a estabilidade da moto que acaba sendo prejudicada, o que aumenta o risco de acidentes. Então se estiver indo acampar considere ir em grupos para distribuir o número de objetos de modo que ninguém fique com excessos. Outro lance legal de viajar em grupo é que quando houver necessidade de fazer paradas alguém pode vigiar as motos e as bagagens.

O ideal é que utilize baú e acessórios de qualidade para transportar suas coisas, então evite a famosa redinha de elástico que nem sempre é confiável. Não viaje com mochila nas costas, pois pode acabar com dores e cansaço acima do normal.

Escolhendo Uma Moto Para Viajar

4.7 (93.33%) 3 votos



Recomendamos para você


Conselhos Para Motociclistas
O Blog Carros e Motos já listou dicas para motoristas iniciantes, além de informações em geral que são válidas para qualquer tipo de condutor. E desta...


Dicas Para Comprar Motos Usadas
Na hora de comprar uma moto usada, assim como qualquer veículo, é preciso tomar alguns cuidados simples, mas muito importantes. Deixar de conferir ite...


Como Vender Veículos Que Ainda Estão Financiados
Quem decide que precisa comprar um veículo geralmente é por insatisfação. Pode ser por estar perdendo muito tempo no trânsito ou por estar cansado do ...


Dicas Sobre Direção Defensiva
Direção defensiva não é importante apenas para quem está aprendendo dirigir e está buscando sua carteira de habilitação. Mesmo condutores experientes ...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.