Escolhendo Uma Moto Para Viajar

Existem pessoas que gostariam de ir trabalhar e pilotar motos todos os dias, mas não podem. Seja por conta da profissão, ou então por ter que levar e pegar os filhos na escola, muitos não podem realizar esta tarefa. Por fim o sentimento acaba ficando na imaginação e se transformando numa espécie de desejo. E uma das formas de saciar esse desejo é utilizando uma moto para viajar nos finais de semana, ou sempre que possível. Se esta for a sua vontade veja alguns passos para escolher uma moto para viajar.

Mantendo a linha de textos do Blog Carros e Motos não iremos entrar em detalhes de fabricantes ou marcas, mas sim de características.

Vai viajar sozinho ou acompanhado?

Moto para Viajar

Além de uma potência maior a moto terá que oferecer certo conforto para quando for levar alguém na garupa. Isto porque até a dinâmica para pilotar irá mudar. Por exemplo, estará com um peso maior, portanto no momento de freiar (bruscamente ou não) a moto deve estar preparada. Assim, como no caso de encarar estradas íngremes ou com muitos morros.

Qual a distância?

Complementando a pergunta anterior, você deve imaginar qual a distância que irá percorrer nas suas viagens para decidir o modelo em termos de potência e também de conforto. Lembrando que no caso de viagens muito longas pode pensar em motos mais robustas, que cabem bagageiros e um verdadeiro banco para os caronas.

Os modelos com sistema de navegação ou GPS também podem ser considerados a partir de viagens com determinada distância.

É um fator um pouco irrelevante, pois as motos são naturalmente econômicas, mas se for fazer viagens realmente longas, como sair do país, pode considerar a capacidade do tanque de combustível.

Aerodinâmica

Este é um ponto que poucos motociclistas pensam, mas que é muito importante inclusive para vencer o cansaço em viagens longas. Motos com para-brisa são uma ótima opção em viagens de longo percurso, pois ‘cortam’ o vento e ajudam o seu corpo a descansar. Os modelos com opção para bagageiros laterais ou alforges são considerados excelentes opções. E o interessante é que diferente do que pode imaginar esses acessórios laterais não fazem com que a moto perca estabilidade.

São apenas essas as dicas, mas é porque realmente não existem tantas em relação à moto. Mas depois de escolher um modelo para viajar pode conferir alguns conselhos para motociclistas, onde irá encontrar dicas importantes para quem irá pegar a estrada.

Porque Não Deve Carregar Muito Peso Em Sua Moto

Agora o Blog Carros e Motos agora vai lembrar a importância de não carregar peso em excesso em suas viagens. Pegar a estrada e fazer a viagem que sempre esperou pode ser uma grande aventura. Mas se não tomar os devidos cuidados o fim da história pode não ser muito legal.

São diversos os perigos quando excede e acaba carregando mais do que o necessário. E como encontra facilmente kits e baús com boa capacidade esta displicência não faz sentido. Tenha sempre em mente a capacidade de bagagem de sua moto, pois quando carrega muito peso ou grande quantidade de itens fica mais difícil fixar sua carga.

O maior problema deste excesso de peso é com a estabilidade da moto que acaba sendo prejudicada, o que aumenta o risco de acidentes. Então se estiver indo acampar considere ir em grupos para distribuir o número de objetos de modo que ninguém fique com excessos. Outro lance legal de viajar em grupo é que quando houver necessidade de fazer paradas alguém pode vigiar as motos e as bagagens.

O ideal é que utilize baú e acessórios de qualidade para transportar suas coisas, então evite a famosa redinha de elástico que nem sempre é confiável. Não viaje com mochila nas costas, pois pode acabar com dores e cansaço acima do normal.

Escolhendo Uma Moto Para Viajar

4.7 (93.33%) 3 votos



Recomendamos para você


Saiba mais sobre Rodas de Carros
Entender um pouco mais sobre rodas é interessante para quem está comprando um carro e deseja saber por que um tipo ou modelo pode influenciar inclusiv...


Compensa Comprar um Carro que já Saiu de Linha?
Acontece de querermos comprar um carro que já saiu de linha. Isto acontece quando gostamos de algumas características ou quando ouvimos falar bem de u...


Conselhos Para Motociclistas
O Blog Carros e Motos já listou dicas para motoristas iniciantes, além de informações em geral que são válidas para qualquer tipo de condutor. E desta...


Saiba Como Recorrer de Multas
Todo infrator pode exercer o direito de defesa em uma autuação, mas poucos sabem realmente como fazer isso. E por falta de instrução e conhecimento da...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.