Dicas Sobre Direção Defensiva

Direção defensiva não é importante apenas para quem está aprendendo dirigir e está buscando sua carteira de habilitação. Mesmo condutores experientes devem estar sempre atentos as dicas sobre como dirigir ou pilotar com segurança de modo a evitar acidentes nas vias. Aqui tentamos generalizar e listar as principais dicas e práticas à uma direção defensiva consciente. Então vamos lá!

O Que é Direção Defensiva

A direção defensiva também pode ser conhecida como direção preventiva e seu objetivo é que o motorista ao dirigir esteja sempre atento para evitar acidentes. Onde ele deve estar sempre alerta para evitar imprevistos, não apenas de sua parte, mas também por parte de outros condutores. De modo geral o condutor deve ser sempre cauteloso para evitar o pior quando estiver conduzindo seu veículo. A direção defensiva é um ponto muito importante e por isso exigida desde o exame de legislação no trânsito.

Dicas Sobre Direção Defensiva

Dicas de Direção Defensiva

Com alguns passos ou dicas o motorista pode evitar todo tipo de acidentes. Basta ficar atento e realmente assumir uma postura séria quando estiver conduzindo. Nem é preciso dizer que o não deve consumir bebidas alcoólicas e como elas são prejudiciais. Enfim, vamos listar algumas práticas de direção defensiva que são muito importantes para todo o tipo de motorista.

Posição correta e em boas condições

Sente corretamente e apoie seu corpo de forma correta para evitar desconforto, além de melhorar sua forma de condução. Esteja sempre descansado, mas não relaxado demais. Jamais assuma a condução se estiver com sono, dores ou algo que possa atrapalhar seus reflexos.

Confira os Itens Obrigatórios

Não é que toda vez que for dirigir deve verificar todos os itens de seu veículo. Mas de tempos em tempos (pode ser semanal) verifique e confira o estado de todos os itens mais importantes e que podem causar acidentes, ou pelo menos gerar problemas para você.

Alerta Sempre

É muito importante dirigir concentrado para antecipar problemas e evitar freadas bruscas, por exemplo. Nada de falar ao celular ou fazer outras coisas enquanto dirige ou pilota. Seu objetivo é de somente conduzir seu veículo.

No trânsito e falando no celular

Atento Com os Fenômenos da Natureza

Chuva e neblina são alguns dos fenômenos da natureza que podem trazer perigos. Uma pista molhada e escorregadia ou então com pouca visibilidade pode ser fatal. Nestas situações a primeira coisa a fazer é dirigir dentro de uma velocidade segura e deixando uma boa distância entre os veículos.

Gentileza Gera Gentileza

Quando estamos mais tranquilos e com boas intenções no trânsito somos mais gentis e evitamos estresse desnecessário. Não coloque a pressa ou suas necessidades a frente da sua segurança e dos outros motoristas. Pilote sempre de forma adequada e no fluxo ideal para o trânsito.

Por fim, o Blog Carros e Motos lembra da importância do cinto de segurança (nunca é demais!) e que crianças de até 10 anos devem ficar no banco traseiro. Gostou de nossas dicas sobre direção defensiva? É isso aí, evitar acidentes deve ser a prioridade de todo motorista!

Dicas Sobre Direção Defensiva

4.7 (93.33%) 3 votos



Recomendamos para você


Como Tirar Riscos na Pintura
Os que mais se preocupam em manter o seu veículo impecável são os que mais encontram riscos na pintura. Especialmente os que possuem veículos pretos o...


Quais as Melhores Motos Para Revenda?
Quem já sofreu com a desvalorização de uma moto no momento de uma revenda sabe como pode ser doloroso abrir mão de um veículo que está em ótimas condi...


Dicas Para Motoristas Iniciantes
Quem acabou de tirar carteira de habilitação sente aquele frio na barriga na hora de sair de casa. Principalmente porque a responsabilidade de conduzi...


Como Vender Veículos Que Ainda Estão Financiados
Quem decide que precisa comprar um veículo geralmente é por insatisfação. Pode ser por estar perdendo muito tempo no trânsito ou por estar cansado do ...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.