Dicas Para Lavar, Limpar e Encerar Seu Carro

Enquanto para alguns lavar o carro é um compromisso certo para o final de semana, para outros esta tarefa é facilmente descartada. Mas independente se você gosta ou não de lavar o seu carro vai acontecer de você mesmo precisar fazer a lavagem. E quando isto acontecer é preciso lavar corretamente, para evitar até mesmo prejuízos com o seu carro. Enfim, vamos listar algumas dicas de como lavar, limpar e encerar seu carro na sua casa.

Produtos

A preferência é por sabão automotivo, como estes vendidos em kits, mas se não tiver utilize um sabão que seja neutro. Para secar utilize tecido de algodão puro, flanelas anti-risco ou então toalha de silicone, que absorvem bastante. Escolha uma boa cera automotiva também, principalmente se já tiver algum tempo que não lava o veículo.

Lavando Carro

Lavando Seu Carro

O carro deve estar seco e frio quando for lavar, então, para começar, certifique que a carroceria está fria e depois coloque seu carro numa sombra, pois o sol e o calor podem causar danos à pintura. Divida em ‘partes’ e comece lavando e ensaboando, priorizando as partes mais sujas. Depois enxágue cada uma delas. A dica é deixar o carro sempre molhado, mas lembrando de evitar desperdícios de água.

Agora irá depender do tipo de cera que está utilizando. Se for uma que pode ser aplicada com o carro ainda molhado, pode optar por aplicar a cera neste momento e depois lavar os pneus. Se optar por secar o carro para aplicar a cera, utilize o tecido conforme foi indicado.

Cera

Siga as recomendações do fabricante (óbvio), aplique em movimentos circulares e nunca use exageradamente. Não aplique em frisos, para-choques ou nas partes de borracha ou plástico. Nos casos em que o carro estiver amassado, arranhado ou com a pintura danificada só aplique a cera depois de passar algum produto abrasivo (também chamados de pré-cera).

Outra dica é não aplicar a cera quando estiver muito calor, pois pode atrapalhar na hora de polir e dar o brilho.

Pneus e Rodas

Escove com água e sabão, sempre tomando cuidado para não arranhar as rodas. Não utilize produtos abrasivos e enxágue normalmente.

Dicas Para Lavar, Limpar e Encerar Seu Carro

Limpeza interna

Carro limpo por fora então é hora de fazer a limpeza interna. Vamos lá:

  • Comece limpando os bancos com um pano umedecido com sabão. E em caso de manchas procure um produto adequado;
  • Para pelos de animais use uma fita adesiva enrolada na mão com a cola para fora;
  • Em caso de sujeira mais pesada pode ser o caso de usar um aspirador;
  • Nas partes de plástico, como o painel, pode utilizar o sabão ou até mesmo um pouco de álcool. Nunca usando detergentes que contêm solventes;
  • Nas janelas, para-brisa, etc. é recomendado o uso de algum produto limpa-vidros.

Polimento

Para deixar seu trabalho caprichado e seu carro com cara de novo vai ser necessário polir o seu carro. Quem conta com recursos pode utilizar uma polidora orbital. Mas quem vai fazer isso no braço mesmo pode seguir algumas dicas.

Faça o polimento da mesma forma que aplicou a cera, em movimentos circulares. Comece pela carroceria e depois para-choques e maçanetas. As únicas peças em plástico que devem ser polidas são as pretas.

E aí, vai encarar o desafio de lavar o carro em casa? De qualquer forma, vale lembrar que é recomendado fazer a cristalização da pintura uma vez por ano. Assim deixa seu carro com aparência de novo por mais tempo, além de evitar arranhões e retirar manchas.

Dicas Para Lavar, Limpar e Encerar Seu Carro

5 (100%) 1 voto



Recomendamos para você


Como Funcionam os Radares de Trânsito
Ninguém gosta destes aparelhos e muito provavelmente é porque só tomam conhecimento de seu funcionamento depois de receber a notificação (multa!) regi...


Use as Redes Sociais Para Vender seu Veículo
Utilizar das redes sociais para divulgar a venda de um veículo já é uma prática comum. Mas antes de compartilhar com seus seguidores ou conexões é bom...


GPS – Como Não Ficar Perdido na Hora de Comp...
Além de frustrante é perigoso ficar perdido ou não saber o caminho para onde está indo. E para evitar problemas nada melhor do que utilizar um aparelh...


Dicas Para Embreagem Durar Mais
A menos que possua um sistema ou câmbio automático, você a utiliza inúmeras vezes por dia, até mesmo sem perceber, sua embreagem. E nesta repetição ac...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.