Dicas Para Embreagem Durar Mais

A menos que possua um sistema ou câmbio automático, você a utiliza inúmeras vezes por dia, até mesmo sem perceber, sua embreagem. E nesta repetição acaba utilizando de forma incorreta ou que prejudique seu funcionamento, assim como sua vida útil. Para garantir um bom uso e que sua embreagem prolongue a duração iremos listar algumas dicas.

Para muitos a embreagem é ‘o que permite que o veículo ande’, pois foi assim que aprenderam no centro de condutores. Mas a embreagem tem um funcionamento um pouco mais complexo do que isso. É ela quem protege o motor de sobrecargas, por exemplo. De forma resumida (e pouco técnica!) podemos dizer que a embreagem é ‘quem controla’ a transmissão de energia do motor para o veículo. É um componente que está sempre em uso e por isso merece alguns cuidados especiais.

Veja algumas dicas de como tratar com carinho sua embreagem.

Dicas Para Embreagem Durar Mais

Mantenha a embreagem regulada – começando pelo óbvio porque de nada irá adiantar as próximas dicas se este ponto não estiver de acordo. Verifique o cabo da embreagem e confira se o ponto de acoplagem está ideal – nem ‘alto’ e nem ‘baixo’.

Nunca descanse o pé sobre o pedal – muitos motoristas fazem isso inconscientemente e por isso não conseguem criar o hábito de utilizar somente quando necessário. Se policie para estar sempre fazendo o movimento de colocar o pé no tapete.

Use o freio nas subidas – acontece de pararmos num morro ou subida por conta de algum semáforo (por exemplo). O problema é que muitos ficam o tempo todo fazendo controle de embreagem, por acharem mais fácil de arrancar nas depois. Daí começa o problema de desgaste… Treine e pegue a prática de utilizar o freio nestas situações, principalmente se passa por isso diariamente.

Atento às patinagens – que é causada por desgaste do disco e pode causar a inutilização da embreagem.

Troque marchas adequadamente – o ideal é transitar na velocidade adequada para a marcha que está utilizando. Não pode andar a mais de 100 Km/h engatado na segunda marcha, por exemplo.

O óleo deve estar em dia – nunca deixe de trocar nas datas adequadas, além de utilizar um óleo de qualidade.

Para Motoqueiros

Assim como os motoristas de primeira viagem, os motociclistas que acabam de tirar habilitação cometem alguns erros que prejudicam a embreagem diretamente. Entre os problemas está o consumo de combustível, que aumenta nestes casos. Veja como evitar este e outros problemas em sua moto.

Atenção à folga da manete – é como o pedal, e não pode estar nem muito apertada nem folgada demais. Depois de algum tempo nos acostumamos e não percebemos a situação. Assim, a dica é pedir outra pessoa para puxar e verificar. Se não gostar pode ser o caso de regular.

Como pode ver com atitudes simples consegue que sua embreagem dure e evita contratempos, além de acidentes. Trate bem seu veículo e evite dores de cabeça em que será preciso inclusive solicitar o seu seguro!

Dicas Para Embreagem Durar Mais

4 (80%) 1 voto



Recomendamos para você


Vale a Pena Comprar uma Moto Quando se Tem Carro?
O trânsito cada vez pior em cidades como Belo Horizonte faz com que pessoas que têm carro pensem em também ter uma moto. Diminuir o tempo de deslocaçã...


Escolhendo Uma Moto Para Viajar
Existem pessoas que gostariam de ir trabalhar e pilotar motos todos os dias, mas não podem. Seja por conta da profissão, ou então por ter que levar e ...


Como Proteger Seu Veículo do Sol
O sonho de muitos motoristas é ter uma garagem coberta para seu veículo, principalmente aqueles que tratam o carro ou moto como um xodó. Mas nem sempr...


Dicas Sobre Direção Defensiva
Direção defensiva não é importante apenas para quem está aprendendo dirigir e está buscando sua carteira de habilitação. Mesmo condutores experientes ...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.