Como Vender Veículos Que Ainda Estão Financiados

Quem decide que precisa comprar um veículo geralmente é por insatisfação. Pode ser por estar perdendo muito tempo no trânsito ou por estar cansado do transporte público, entre outras coisas. Quando isso acontece, a primeira atitude geralmente é analisar a situação financeira e as condições para arcar com as despesas de um veículo. Mesmo possuindo alguma economia, muitos ainda optam por financiar um carro ou uma moto, pois desejam ter um veículo mais novo e que ofereça um conforto maior. Assim, ao invés de comprar um veículo que podem pagar a vista e ficar livre de dívidas, optam pelo financiamento.

Mesmo que a compra não tenha sido feita no impulso, imprevistos podem surgir e muitos que ainda estão pagando acabam pressionados para vender o veículo sem ainda ter quitado o financiamento. Claro que não será como vender um carro ou moto que já terminou de pagar, mas não será tão complicado se seguir algumas dicas de como vender um veículo financiado.

vender_veiculo_financiado

Valor de quitação e transferência do veículo

A primeira coisa é entrar em contato com sua financeira para verificar qual o valor de quitação de seu financiamento e demais detalhes como taxa mensal de juros. No geral oferecem algum tipo de desconto para quitação antecipada e isso pode ser interessante, principalmente se sua intenção é vender apenas a vista. Além disso, pegue todas as informações que podem ajudar na negociação, incluindo as obrigações de quem vai assumir o financiamento.

Se o valor de quitação ficou alto e acredita que será complicado vender para outra pessoa pode optar por deixar seu veículo em uma revenda. Com certeza entendem melhor sobre negociação, transferência e financiamentos e isto pode ajudar. Mesmo que no final não receba o valor que deseja, pode compensar pois não terá o trabalho de procurar compradores, entre outras coisas. Neste caso pode ser necessário aguardar algum tempo, então faça análise de sua urgência e quanto tempo pode aguardar para vender o veículo.

Valor de mercado do veículo

Independente se decidiu vender como particular ou se preferiu deixar numa revenda de veículos, deve saber qual o valor médio de seu veículo no mercado. Além da Tabela FIPE, é bom consultar num classificados de veículos para saber quanto custa em média o seu modelo. Não se esquecendo de levar em conta a depreciação e manutenção do veículo, além de seus custos fixos como IPVA, DPVAT e Licenciamento.

Depois confira o que tem de positivo e negativo em seu veículo para saber se pode pedir para mais ou para menos do valor médio praticado. Confira o estado de seu veículo começando pelos pneus, acessórios e componentes que podem fazer diferença. Se tiver algo que está ruim ou precisando trocar, pode dar um desconto; se tiver algo em ótimo estado ou que esteja valorizando o veículo, pode pedir a mais.

Promovendo a venda de seu veículo

Agora que já sabe o que deseja e como pode negociar é hora de divulgar que está vendendo seu veículo. Comece dando um trato no seu carro ou sua moto para tirar algumas fotos. Depois liste todas as características e informações de seu veículo, pois irá ajudar na hora de passar detalhes para interessados e, se pensou em vender por conta própria, será útil para cadastrar seu anúncio em classificados de veículos online.

Quando estiver com todos os detalhes pode divulgar para suas conexões em redes sociais que está vendendo e procurando algum comprador, ou então pode procurar uma revenda de veículos para que façam a venda para você. É isso, boa sorte com a venda de seu veículo!

Como Vender Veículos Que Ainda Estão Financiados

4.6 (91.43%) 7 votos



Recomendamos para você


Guia Sobre Pneus
Para a maioria dos motoristas ou pilotos os pneus só precisam estar calibrados e mais nada. E muitos só se lembram disso no momento de abastecer. Deix...


Quais as Melhores Motos Para Revenda?
Quem já sofreu com a desvalorização de uma moto no momento de uma revenda sabe como pode ser doloroso abrir mão de um veículo que está em ótimas condi...


Escolhendo Uma Moto Para Viajar
Existem pessoas que gostariam de ir trabalhar e pilotar motos todos os dias, mas não podem. Seja por conta da profissão, ou então por ter que levar e ...


7 Manutenções que Você mesmo Pode Fazer na sua Mot...
Não existem desculpas para ter uma motocicleta descuidada e apresentando pequenos problemas. O proprietário pode realizar uma série de manutenções sim...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.