Como Proteger Seu Veículo do Sol

O sonho de muitos motoristas é ter uma garagem coberta para seu veículo, principalmente aqueles que tratam o carro ou moto como um xodó. Mas nem sempre é possível ter uma vaga de garagem coberta, especialmente no trabalho, onde normalmente se para na rua. Desta forma o veículo fica exposto por diversas horas ao sol (e outros agentes!) e o dono precisa tomar alguns cuidados para proteger a pintura e evitar desgastes. Então vamos conferir algumas dicas para proteger seu veículo do sol e fazer com que a pintura fique como “nova” por mais tempo.

Lavando seu Veículo

Obviamente a proteção começa na lavagem de seu carro ou de sua moto. É recomendada a lavagem pelo menos uma vez por semana, mesmo em condições de pouca sujeira. Não é preciso dar uma geral completa todas as semanas, mas deve garantir que o seu veículo esteja sempre limpo e protegido. Mesmo que uma vez por semana seja um pouco difícil para você, verifique se o veículo está livre de sujeiras que podem danificar a pintura.

Como Proteger Seu Veículo do Sol

Lá vem a chuva…

A dica é para proteger seu veículo dos efeitos do sol, mas as chuvas também podem contribuir no processo. Muitos proprietários deixam de lavar o veículo quando o tempo está nublado ou em períodos de chuvas. Com isto acabam aumentando o tempo entre as lavagens e deixando a pintura desprotegida. Cuidado com esta prática, pois depois de períodos chuvosos é normal o sol voltar com maior intensidade, junto com o clima mais seco, que também é prejudicial à pintura.

Sabemos que esta dica de proteger o veículo do sol é principalmente para carros, pois as motos são mais fáceis de levar e até mesmo cobrir com uma capa de proteção. De qualquer forma, o que falamos até aqui vale para os dois tipos de veículos. Só que existe um detalhe muito importante nos carros e que por vezes acaba esquecido: o interior.

Proteja o Interior de seu Carro

O interior pode ser mais valioso que a pintura e o exterior do carro. É fundamental que o motorista tenha a preocupação de proteger o interior de seu carro, especialmente o painel, que é o primeiro a sentir as consequências do sol forte. Comece utilizando algum tipo de papelão ou proteção no para brisas. Existem kits de limpeza veicular com alguns produtos para limpar e perfumar o painel do carro. Tenha um destes kits e no momento de lavar não deixe de dar este toque final no painel de seu carro.

Quando for viajar

Independente de ser um carro ou moto, o ideal é deixar o veículo coberto com alguma capa de proteção quando o mesmo for ficar estacionado em local aberto. Se não possuir uma capa e o veículo precisar ficar exposto, faça uma boa lavagem e inclua uma mão extra de cera automotiva. Na volta confira o estado do veículo e as condições da pintura, podendo recomeçar o processo de proteção.

E você como protege seu veículo? Tem alguma dica para que a pintura esteja sempre protegida do sol? Compartilhe com a gente deixando o seu comentário. Continue conferindo as dicas do Blog Carros e Motos.

Como Proteger Seu Veículo do Sol

4.5 (90%) 2 votos



Recomendamos para você


Como Aliviar o Estresse no Trânsito
Cada vez mais o trânsito tem sido um dos maiores fatores resultantes de estresse. E independente da sua profissão nada pior do que chegar cansado e in...


Conselhos Para Motociclistas
O Blog Carros e Motos já listou dicas para motoristas iniciantes, além de informações em geral que são válidas para qualquer tipo de condutor. E desta...


Como Economizar a Bateria de Seu Carro
Economizar sempre é bom não é mesmo? Sempre que temos a oportunidade de economizar na manutenção de nosso carro ficamos com uma boa sensação. E o lega...


Qual o Melhor Momento para Trocar de Veículo?
Podemos dizer que não existe um período ideal para trocar seu carro ou sua moto. Cada pessoa terá seu tempo ideal ou seu motivo como depreciação, kilo...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.