Veja Como Perder o Medo de Dirigir

Como alguém consegue tirar sua habilitação e ainda ter medo de dirigir? Esta é com certeza uma pergunta que muitos querem saber a resposta. Mas a verdade é que existem diversos motivos que levam uma pessoa a não se sentir segura quando assume o volante de um carro. E obviamente esta pessoa precisa trabalhar o seu lado emocional para vencer o seu medo de dirigir. Se tiver algum tipo de insegurança no momento de dirigir confira as dicas abaixo, pois podem lhe ajudar.

Pratique para ganhar confiança

A pressão de enfrentar um tráfego de verdade talvez seja o motivo mais comum. Isto acontece quando temos certa ‘comodidade’ no momento de praticar e dirigir na auto-escola. Além de estarmos sempre com o instrutor passando dicas, também praticamos em locais mais calmos, em ruas mais largas e que pouco desafia o motorista. E isto não nos dá a experiência necessária.

Perca o Medo de Dirigir

Se o seu problema está no fato de não ter ninguém ao seu lado comece dando caronas para pessoas próximas e com quem você se sente tranqüilo e dirigindo bem.

Caso seu problema seja com o trânsito em si, e se fica muito nervoso com tráfego intenso de veículos, comece dirigindo em locais em que o trânsito não é intenso, mas que exija um pouco da sua habilidade, pois é o ideal para motoristas iniciantes. O ideal é dirigir em regiões que você conhece, pois se sentirá mais a vontade. Tente praticar indo fazer compras numa padaria ou supermercado próximo a sua casa. Depois comece a fazer trajetos maiores, indo a bairros vizinhos, por exemplo. Com o tempo aumente a distância, indo a shoppings, cinemas ou coisas do tipo.

É interessante neste período não fazer tarefas que exigem uma pontualidade ou urgência de sua parte, pois o mais importante é ganhar autoconfiança. Com o tempo naturalmente irá perdendo o medo de dirigir e ganhando segurança, portanto continue praticando!

Não se deixe pressionar

Quem compra um carro principalmente por necessidade pode se sentir pressionado por isso. E quem não se sente confortável, pode acabar dirigindo mal e criando um sentimento de medo. Neste caso o que deve fazer é procurar alguma forma de realmente curtir o seu carro! Esqueça a pressão dos seus amigos, dos outros motoristas, o stress do trânsito e encare a experiência numa boa. Um ponto muito importante nestes casos é não se comparar com outros e dirigir para você. Então fique tranqüilo e dirija do seu modo que naturalmente irá melhorando e vencendo o medo de dirigir.

Muitos se sentem pressionados até mesmo pelo valor de um veículo. Daí o que deve fazer é encarar tudo com normalidade, pois isto lhe dará autocontrole – fundamental para quem deseja perder o medo de dirigir. Quando encara um veículo como algo valioso fica com medo inclusive de estacionar em locais com pouco espaço. A dica é focar na direção defensiva com o pensamento de que um carro é apenas uma forma de locomoção.

Continue estudando legislação e as leis de trânsito

É provável que não encontre essa simples dica por aí e acontece que é uma das melhores formas de perder o medo de dirigir. É comum apenas decorarmos a legislação estudada na auto-escola apenas para passar no exame do DETRAN. Depois nunca mais pegamos o livro ou nos interessamos por qualquer assunto relacionado.

Acontece que muito do seu medo pode estar sendo causado por não entender bem as leis e a dinâmica no trânsito. Uma vez que conhece e domina se sente mais seguro do que está fazendo e conseqüentemente irá dirigir melhor! Só tome cuidado para que este conhecimento não se volte contra você. Isto porque quando sabemos que alguém está fazendo algo errado nos irritamos e isto pode tirar nosso controle.

Mantenha-se atualizado e sempre preste atenção às placas e sinalizações de trânsito. Esta é com certeza uma dica para quem está precisando vencer o medo de dirigir.

Pratique esportes ou faça atividades físicas

Esta é mais uma dica que você só encontra no Blog Carros e Motos! Quem trabalha em locais com muita pressão no dia a dia está sujeito a sofrer do chamado stress emocional. A correria do trabalho ou as exigências de algumas profissões podem afetar inclusive na sua vida pessoal. Com isso quem sofre deste problema acaba carregando uma grande carga e precisa encontrar uma forma de relaxar.

Se acreditar que um dos fundamentos para o seu stress ou irritação está relacionado de alguma forma com a sua rotina, pode procurar algum esporte para aliviar e ganhar em qualidade de vida. Muitas cidades como Belo Horizonte oferecem ciclovias, parques ou áreas para andar de bicicleta. Esta pode ser uma excelente opção de esporte, pois além de estar relacionado com o tráfego ou trânsito nas vias não exige muito fisicamente de quem pratica.

Vencendo a sua mente

Como dito desde o início, o principal é praticar para ganhar confiança e gradativamente ir melhorando e perdendo o medo de dirigir. Porém, para muitos dirigir pode ser algo traumático e algumas pessoas têm medo mesmo antes de entrar no veículo. Neste caso o que deve fazer é procurar uma auto-escola para habilitados.

Estas auto-escolas possuem profissionais especializados que sabem trabalhar o seu psicológico no dia a dia para que você consiga superar o seu medo. Possuem métodos de tratamento criados de acordo com a necessidade de cada um. Se você deixa de ir a locais com o seu carro por insegurança vale a pena consultar um destes centros especializados. O importante é procurar formas de vencer o medo de dirigir!

E aí, gostou das nossas dicas? Já passou por alguma situação onde teve medo de dirigir? Deixe seu comentário para o Blog Carros e Motos!

Veja Como Perder o Medo de Dirigir

4.8 (95%) 4 votos



Recomendamos para você


Dicas Sobre Direção Defensiva
Direção defensiva não é importante apenas para quem está aprendendo dirigir e está buscando sua carteira de habilitação. Mesmo condutores experientes ...


Como Conseguir Crédito Para Financiar Veículos
Primeiramente é bom deixar claro que não existem truques para transformar a ficha cadastral de uma pessoa, de modo que ela automaticamente seja aprova...


7 Manutenções que Você mesmo Pode Fazer na sua Mot...
Não existem desculpas para ter uma motocicleta descuidada e apresentando pequenos problemas. O proprietário pode realizar uma série de manutenções sim...


Quais as Melhores Motos Para Revenda?
Quem já sofreu com a desvalorização de uma moto no momento de uma revenda sabe como pode ser doloroso abrir mão de um veículo que está em ótimas condi...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.