Como Funcionam os Radares de Trânsito

Ninguém gosta destes aparelhos e muito provavelmente é porque só tomam conhecimento de seu funcionamento depois de receber a notificação (multa!) registrada por algum equipamento. Mas a ideia dos radares de trânsito é prezar pela segurança, então é importante que entenda os tipos e o funcionamento dos mesmos, inclusive para saber como evitar multas.

Tipos de Radares de Trânsito

O objetivo é o mesmo, mas o funcionamento irá diferenciar conforme os modelos.

Radar Fixo

São os radares permanentes e com um local de instalação fixa. É utilizado algum tipo de sinalização para alertar os condutores, como placas ou mesmo a escrita na própria via.

Como Funcionam os Radares de Trânsito

Estes equipamentos contam com dispositivos para captura de imagens.

Radar Estático

São aqueles radares acoplados em veículos que ficam estacionados. Pela mobilidade podem ser encontrados (ou escondidos!) em qualquer local. Normalmente são utilizados em blitz ou operações especiais.

Nesta categoria também temos o radar portátil, que é bem semelhante, mas é manuseado manualmente, apontando o dispositivo na direção do veículo para capturar a velocidade.

Radar Portátil

Radar Móvel

O radar móvel também é instalado num veículo. Porém, este ficará sempre em movimento, pois sua finalidade é realizar a medição ao longo da via.

Tipos de Infração

Os radares de trânsito podem registrar três tipos de infração: excesso de velocidade; avanço de sinal vermelho; parada sobre a faixa de pedestre. Cada tipo de radar fará a captura ou medição de acordo com as suas características ou tecnologia utilizadas.

Margem de Tolerância para Radares

Dificilmente conseguirá passar por um radar exatamente na velocidade máxima. De qualquer forma ainda existe uma tolerância. Pela legislação a margem é 7 Km/h até 100 Km/h e 7% acima de 100 Km/h. Por isto gera tantas reclamações de motoristas, pois alguns acreditam que precisam passar abaixo da velocidade determinada, reduzindo bastante durante o trecho, mesmo quando poderiam passar numa velocidade um pouco acima.

Via com Radar

Aplicativos para Detectar Radares

Se estiver tendo problemas por conta de radares “invisíveis” ou temporários que não consegue prever, pode utilizar um dos diversos aplicativos para detecção de radares de trânsito. Faça uma busca e procure por aplicativos compatíveis com seu smartphone para encontrar aplicativos que realizam esta tarefa.

E você, já teve algum problema por conta de radares de trânsito? É recomendado que acompanhe as novidades sobre a empresa de transportes e trânsito em sua cidade para ficar por dentro destas e de outras informações. Deixe seu comentário e continue lendo nosso blog!

Como Funcionam os Radares de Trânsito

4.8 (96.67%) 6 votos



Recomendamos para você


Dicas Para Embreagem Durar Mais
A menos que possua um sistema ou câmbio automático, você a utiliza inúmeras vezes por dia, até mesmo sem perceber, sua embreagem. E nesta repetição ac...


Como Tirar Riscos na Pintura
Os que mais se preocupam em manter o seu veículo impecável são os que mais encontram riscos na pintura. Especialmente os que possuem veículos pretos o...


Vale a Pena Comprar uma Moto Quando se Tem Carro?
O trânsito cada vez pior em cidades como Belo Horizonte faz com que pessoas que têm carro pensem em também ter uma moto. Diminuir o tempo de deslocaçã...


O Que Considerar Antes de Financiar um Veículo
Como diz o ditado a pressa é inimiga da perfeição. Mas não é só por ansiedade que acabamos fazendo um financiamento que acaba nos trazendo problemas. ...

Assine Nossa Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba novidades em primeira mão!

Faça parte de Nossa Comunidade e junte-se a outros MILHARES de LEITORES do Blog Carros e Motos.

Publicado em Dicas.